Governador Cid Gomes inaugura a primeira ZPE em operação do Brasil

30 de agosto de 2013 - 19:38

O governador Cid Gomes inaugurou nesta sexta, 30, a ZPE do Ceará, primeira Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil. A solenidade de inauguração contou com as presenças do ministro dos Portos, Leônidas Cristino, do presidente da ZPE CEARÁ, Cesar Ribeiro, do presidente do Conselho Nacional de ZPE´s, Gustavo Saboia e do presidente do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira, além de executivos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), prefeitos, deputados estaduais e empresários cearenses.

Durante inauguração, realizada na sede da ZPE em São Gonçalo do Amarante, o governador Cid Gomes ressaltou a importância de uma Zona de Processamento de Exportação para o Estado. “Foram 25 anos de espera para o Brasil ter uma ZPE em operação, desde a publicação do decreto que cria a ZPE, em 1988. Mas acredito que essa demora fez com que o modelo de ZPE no Brasil fosse aperfeiçoado e hoje temos muito orgulho nesse pioneirismo que é fazer funcionar plenamente a primeira ZPE no Brasil”, destacou Cid Gomes.

O governador ressaltou ainda os investimentos que serão feitos no Ceará para o desenvolvimento econômico e social do Estado. “Ainda teremos a duplicação da CE 155, que passa pela ZPE, a apliação do Porto do Pecém e um acesso exclusivo às cargas que sairão da ZPE em direção ao Porto para exportação. São investimentos que têm um só objetivo: garantir o desenvolvimento econômico e social do Ceará, uma vez que a ZPE irá impulsionar a geração de empregos na captação de indústrias para o Estado”, disse.

Segundo o presidente da ZPE CEARÁ, Cesar Ribeiro, a inauguração da ZPE no Estado é um marco significativo para a economia do Estado. “As ZPE´s são criadas não somente para incentivar a vinda de indústrias exportadoras, mas também para contribuir na geração de milhares de empregos, favorecer a balança comercial, melhorar a competitividade das exportações brasileiras, atrair novos investidores e diminuir desigualdades regionais, além de promover a difusão tecnológica”, explicou Ribeiro.

 

Descerramento da placa de inauguração

 

Visita à ZPE do Ceará

 

Governador Cid Gomes em pronunciamento durante inauguração da ZPE CEARÁ

 

Presidente da ZPE CEARÁ, Cesar Ribeiro, fala aos presentes

 

Público presente ao evento de inauguração da ZPE do Ceará