Secretário de Comércio Exterior destaca potencial exportador industrial do Ceará

19 de setembro de 2013 - 03:00

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Daniel Godinho, disse hoje, na abertura do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que o Ceará apresenta grande potencial de crescimento de exportações. Ele destacou que, neste ano, 54% dos produtos exportados pelo estado são manufaturados, porcentual maior que o nacional, de 37%. “Isso mostra a vocação industrial das exportações cearenses. Esperamos que mais empresas exportem no estado e temos certeza que eventos como este auxiliam com o apoio necessário para que isso aconteça”, disse o secretário. Também estiveram presentes na solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Alexandre Pereira, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, dentre outras autoridades.

Godinho ainda afirmou que, com a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Pecém-CE, inaugurada no final de agosto, “o Ceará entra na vanguarda do comércio exterior”. Ele informou que as estimativas são de, já em 2015, a ZPE exporte US$ 2 bilhões.

Mais de mil pessoas se inscreveram para participar do Encomex Fortaleza. O evento é promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para incentivar o crescimento das exportações brasileiras, principalmente entre os médios e pequenos empresários. A programação de palestras e oficinas inclui temas importantes tanto para os empresários que queiram aprender a exportar quanto para aqueles que já exportam e querem melhorar suas vendas externas.

Nesta edição, os destaques são os setores de calçados; frutas, hortaliças e flores; minérios; pescados; têxtil e confecção; turismo; e artesanato. O evento também trará informações sobre oportunidades de comércio na América do Sul e na África. 

A programação de palestras teve início às 9h com o Painel “O Brasil no Mercado Mundial”. A partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas com participação de especialistas do MDIC, e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e dos Correios.   No Encomex, os inscritos terão ainda a oportunidade de participar do Projeto Trading em Ação e do Encontro de Negócios com compradores internacionais. Os interessados poderão também realizar o Curso Básico de Exportação. Para atender dúvidas ou prestar informações gerais sobre o comércio exterior, o MDIC manterá um Balcão de Atendimento aberto durante todo o evento.   O que é o Encomex

O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, dos Correios,  do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, da Câmara Brasil-Portugal, da Câmara de Comércio Exterior do Ceará, entre outros.

Saiba mais: www.encomex.mdic.gov.br