ZPE do Ceará é mostrada como case de sucesso em Fórum no Marrocos

5 de fevereiro de 2014 - 03:00

A ZPE do Ceará, administrada pela Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE CEARÁ, é apresentada como case de sucesso no Brasil durante o I Fórum das Zonas de Livre Comércio do Mediterrâneo, em Marrocos. O evento começou nesta quarta,5, e segue até a próxima sexta, 7, em Tanger, cidade localizada no norte de Marrocos.

No encontro, promovido pela Federação Internacional das Zonas de Livre Comércio, a ZPE do Ceará será apresentada como modelo bem sucedido de Zonas de Processamento de Exportação. “Iremos mostrar como funciona a primeira ZPE a entrar em operação no Brasil e sua importância para o desenvolvimento do estado do Ceará, além de trocar experiências com os demais participantes. O Complexo Portuário e Industrial de Tanger é considerado o mais desenvolvido do Norte da África e teremos a oportunidade de conhecer o local”, destaca Cesar Ribeiro, presidente da ZPE CEARÁ. “É um encontro que acredito ser muito positivo, visto que o nosso Estado sai na frente em ter a primeira ZPE funcionando no Brasil”, explica.

Inaugurada no dia 30 de agosto de 2013, a A ZPE do Ceará foi criada em 16 de junho de 2010, pelo decreto federal Nº 14.794. Já o Ato Declaratório Executivo (ADE), foi publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de março de 2013. ZPE está instalada inicialmente em uma área 572 hectares, sendo a área total de 4.271,41 hectares, no município de São Gonçalo do Amarante, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, a cerca de 60 km de Fortaleza. Duas empresas já estão em processo de instalação na área de ZPE: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Vale Pecém. A ZPE CEARÁ é uma companhia de economia mista, vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), órgão do Governo do Estado do Ceará.

 

Assessoria de Comunicação

Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará

ZPE CEARÁ

Helaine Oliveira (    helaine.oliveira@zpeceara.ce.gov.br / 85 8603-1819)