Canais de Acesso pelo Cidadão

31 de julho de 2014 - 03:00

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE disponibiliza canais gratuitos de atendimento ao cidadão, voltados ao exercício do controle social e ao fomento das políticas públicas, colocando à disposição recursos telefônicos, da rede mundial de computadores e atendimento presencial, de modo a viabilizar com celeridade a recepção e o registro das manifestações apresentadas, tais como: sugestões, elogios, reclamações, críticas, denúncias, solicitações de serviços e informações pertinentes ao Poder Executivo Estadual.

 

Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria Geral do Estado (Telefone 155)

O atendimento telefônico, por meio do número 155, é feito pela Central de Atendimento da Ouvidoria, criada em janeiro de 2008, situada na cidade de Canindé. Constitui-se em um dos principais canais receptores e porta de entrada das demandas de ouvidoria de todo o Estado e vem permitindo a universalização dos serviços prestados pela Ouvidoria do Estado do Ceará.

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 20h

Telefone: 155 (ligação gratuita)

Endereço: Rua Raimundo Alconforado Nº 777, bloco B, Bairro Alto Guaramiranga, Cep 62700-000 Canindé-CE.

 

Sistema de Ouvidoria-SOU

Instituído pelo Decreto nº. 30.474/2011, o SOU é uma ferramenta informatizada desenvolvida para otimizar o atendimento das manifestações dos cidadãos encaminhadas à Ouvidoria, compreendendo o registro, o tratamento e o retorno ao cidadão.

A utilização da ferramenta apresenta as seguintes vantagens: permite dar encaminhamento imediato da manifestação à Ouvidoria do órgão competente; facilita o cadastro dos dados; possui recurso de inclusão de anexos na manifestação; apresenta a localização das ouvidorias setoriais por meio da ferramenta GoogleMaps; possibilita o acompanhamento de todo o andamento da manifestação, além de permitir a complementação de informações na manifestação.

O SOU também contempla o módulo do Sistema de Informação ao Cidadão – SIC utilizado para o registro e o atendimento das solicitações de informação, com recursos e procedimentos em conformidade com a Lei de Acesso à Informação.

No endereço eletrônico www.ouvidoria.ce.gov.br o cidadão acessa o Sistema de Ouvidoria – SOU para registrar sua manifestação.

  

Redes Sociais (Facebook e Twitter)

Redes SociaisO Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, disponibiliza  na internet mais dois canais de atendimento para os cidadãos que necessitam fazer contato com a Ouvidoria. Seguindo uma tendência mundial, o Estado também atende sua população através do microblog Twitter (@OuvidoriaCeara) e do Facebook da Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará.

Os canais de atendimento nas redes sociais seguem os procedimentos e as regulamentações já existentes para as demais vias de acesso à Ouvidoria. As demandas dos cidadãos que forem recebidas através do Twitter ou Facebook serão cadastradas por técnicos da CGE no Sistema de Ouvidoria – SOU, de onde serão encaminhadas para os órgãos e entidades do governo responsáveis pelo assunto em questão.

Rede Social – Facebook

Rede Social – Twitter

Núcleo de Atendimento a Pessoas Idosas e com Deficiência (Disk Acessibilidade) 

O Núcleo foi inaugurado em outubro de 2009 e funciona em parceria com o Gabinete da Primeira Dama. Os atendimentos são feitos presencialmente ou pelo DISK ACESSIBILIDADE – 0800 275 0022. As demandas recebidas por esse núcleo são encaminhadas a entidades parceiras, em especial o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa – CIAPREVI, vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 às12:00 e de 13:00 às 17:00.

Endereço: Rua Monsenhor Bruno, 1136 – Aldeota, Praça Luíza Távora/Castelinho da Gráfica Braille

Atendimento Presencial

Além dos canais anteriormente mencionados, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial ou por correspondência.

O atendimento presencial pode ser buscado na sede da CGE ou em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo Estadual.

Endereço da CGE: Av. General Afonso Albuquerque Lima – Edifício SEPLAG – 2ºAndar – 60.822-325 – Cambeba, Fortaleza-CE.