Unifor promove curso sobre Zona de Processamento de Exportação dentro da ZPE CEARÁ

31 de outubro de 2014 - 03:00

Alunos do curso de graduação em Comércio Exterior da Universidade de Fortalea (Unifor) participaram de um curso de extensão em Zona de Processamento de Exportação (Operação e Legislação) dentro da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ). A iniciativa pioneira teve como objetivo apresentar aos alunos de Comércio Exterior como funciona uma ZPE in loco e toda a sua operacionalização.

Na oportunidade, os estudantes foram recebidos pelo gerente de Negócios, Rodrigo Pereira, que apresentou o histórico das ZPEs no País, bem como o pioneirismo do Ceará na criação da primeira Zona de Processamento de Exportação em operação. Foram apresentadas ainda as três primeiras empresas a entrarem em regime de ZPE: Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Vale Pecém e White Martins Pecém.

O Curso de Extensão em Zona de Processamento de Exportação – Operação e Legislação, com a carga horária de quatro horas, teve como instrutores os professores Moacir José Barreira Danziato e Nubio Vidal Negreiros Gomes Filho.

Mais de 20 alunos visitaram as instalações da ZPE e conheceram o setor de monitoramento, com mais de 200 câmeras que monitoram diuturnamente a entrada e saída de caminhões. Entre os alunos que estiveram presentes no curso está Jarmina Bucar, que ficou surpresa com a grandiosidade do equipamento. “Voltei entusiasmada desta visita à ZPE CEARÁ.Parabéns pelo trabalho do Estado do Ceará, ajudando a empregabilidade da região e facilitando a vida dos empresários”, destacou. A expectativa é de que o curso seja realizado continuamente, a cada novo semestre. “Estamos de braços abertos para receber todos os que queiram conhecer como funciona a primeira Zona de Processamento de Exportação em operação do Brasil”, comentou Rodrigo Pereira.