ZPE CEARÁ participa da abertura da EXPOLOG- Feira Nacional de Logística

11 de novembro de 2015 - 23:49

A ZPE CEARÁ está participando da EXPOLOG- Feira Nacional de Logística, que foi aberta, hoje, 11, pela manhã. A ZPE CEARÁ está com um stand montado no Pavilhão C, no Centro de Eventos do Ceará, expondo informações sobre o papel da estatal, os benefícios concedidos às empresas que se instalarem em sua área, os projetos em implantação e os planos de expansão de sua poligonal.

O presidente da ZPE CEARÁ, Mário Lima Júnior, presidiu a mesa do painel I, que ocorreu das 14 às 16h20min, cujo tema foi “Agenda para o Desenvolvimento da Logística do Transporte Brasileiro”. Nesse mesmo painel, o secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antonio Balhmann, proferiu palestra sobre “Um Novo Cenário Logístico para o Brasil”.

Segundo Balhmann, está sendo desenhado um novo cenário logístico para o Brasil. “Estamos vivenciando uma revolução silenciosa em curso no país, que diz respeito à infraestrutura logística, beneficiando o Brasil e especificamente o Nordeste brasileiro”, explica. Ele explica que essa revolução dará condições ao país para receber os grandes investimentos internacionais, lembrando que só a China investirá R$ 56 bilhões em logística por meio do acordo Brasil-China.

Já no painel II– Agenda para o Desenvolvimento dos Serviços Portuários Brasileiros, a procuradora jurídica da ZPE CEARÁ e presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro da OAB-CE, Rachel Philomeno, proferiu palestra sobre “Questões aduaneiras: Entreposto aduaneiro (EADI), Porto seco e Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA).

Conforme Rachel, atualmente há 63 portos secos no Brasil espalhados em 14 estados, sendo 27 somente em São Paulo. Ela ressaltou que os portos secos foram criados na década de 90, mas que o Nordeste ainda é muito carente deste equipamento. “Os portos secos no Brasil são responsáveis por 20 mil empregos diretos e movimentam mais de R$ 70 bilhões por ano”, destacou.