Diretoria da ZPE Ceará participa da 59ª reunião do Conselho da estatal

21 de janeiro de 2016 - 19:54

Diretoria da ZPE CEARÁ participa da 59ª reunião do Conselho da estatal

A 59ª reunião do Conselho de Administração da ZPE CEARÁ foi realizada hoje, à tarde, na sede da estatal, em Pecém. A diretoria da ZPE CEARÁ apresentou aos conselheiros o desafio operacional que foi atender a primeira carga de carvão, oriunda de Moçambique, destinada à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O encontro foi comandado pela presidente do Conselho, a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa e pelo presidente da ZPE CEARÁ, Mário Lima Júnior.

 A qualificação da força de trabalho, a cooperação técnica com a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) para definir os estudos para a expansão e alfandegamento do segundo recinto no setor 3 da ZPE CEARÁ e o planejamento estratégico da estatal que será realizado no próximo sábado, 23, também foram discutidos durante o encontro.

Mário Lima ressaltou que a equipe da ZPE CEARÁ atendeu com excelência nos gates de acesso ao perímetro da estatal os caminhões que fizeram a transferência do carvão do Porto do Pecém para o recinto alfandegado. “O sistema integrado funcionou a contento e o controle aduaneiro foi realizado com sucesso pelas equipes adequadamente treinadas”explicou.

O diretor comercial da ZPE CEARÁ, Roberto de Castro, ressaltou a elaboração da portaria das empresas prestadoras de serviços operacionais no recinto alfandegado da estatal e os contratos operacionais com as empresas instaladas (CSP, White Martins, Vale Pecém e Phoenix do Pecém), dentre outros assuntos.

Já a diretora técnica da estatal, Andréa Freitas, destacou a operação simplificada de granéis sólidos (carvão da CSP) de acordo com a Portaria 48 da Receita Federal do Brasil. Andréa confirmou o sucesso obtido pela equipe da ZPE CEARÁ no atendimento da operação da primeira carga de carvão da CSP. “Recebemos 127 caminhões e cerca de 70 mil toneladas de carvão. Foram feitas ao todo 3.801 viagens pelo caminhões”, revelou.

O diretor de Engenharia e TI da ZPE CEARÁ, Miderval Bezerra, falou sobre a montagem da equipe de engenharia e sobre a ativação da assinatura digital no Sistema Integrado de Controle Aduaneiro (SICA), além da adequação do sistema para a operação de granéis por caminhões e esteira, de acordo com a Portaria 48 da RFB. “Adequamos ainda o SICA para realizar o controle de acesso de pessoas e veículos, de acordo com a Portaria 38 da Receita Federal do Brasil”, lembrou.

O diretor administrativo-financeiro da ZPE CEARÁ, Ubiratan Teixeira, apresentou o balanço financeiro e administrativo da estatal e destacou o encaminhamento da proposta de alteração do Estatuto da estatal.