ZPE Ceará recebe comitiva de empresários da Alemanha

7 de março de 2016 - 12:40

ZPE CEARÁ recebe comitiva de empresários da Alemanha

O presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Ceará ( ZPE CEARÁ), Mário Lima Júnior; o diretor comercial, Roberto de Castro e o chefe de gabinete da estatal, Hervelt César, recepcionaram no domingo, 06, pela manhã, na sede da Companhia, em Pecém, uma comitiva de empresários e representantes de universidades da Alemanha, do estado de Baden-Wurttemberg. Os empresários são de setores como energias renováveis, serviços e tratamento de água.

Os diretores da ZPE CEARÁ fizeram uma apresentação à comitiva alemã sobre o funcionamento, as vantagens e as oportunidades da Zona de Processamento de Exportação do Estado. Mário Lima Júnior ressaltou os empreendimentos já existentes na poligonal da ZPE CEARÁ: a CSP , a Vale Pecém, a White Martins e a Phoenix do Pecém. Segundo ele, existem 22 Zonas de Procesamento de Exportação aprovadas pelo MDIC no país, mas apenas a do Estado do Ceará está em funcionamento.

Para Mário, a ZPE CEARÁ é um laboratório de ações do poder público com o segmento empresarial. “A ZPE é na verdade uma forma de alcançarmos o desenvolvimento econômico e social, independentemente das oscilações econômicas no Brasil”, explicou. Já o diretor comercial da estatal, Roberto de Castro, destacou os benefícios ofertados para as empresas instaladas na ZPE, dentre eles a suspensão de impostos federais e estaduais, a liberdade cambial (não precisam fechar câmbio) e os procedimentos administrativos mais simplificados.

Durante o encontro, houve também uma apresentação da Companhia Siderúrgica do Pecém. A analista de relações institucionais da empresa, Alessandra Romano, lembrou que a CSP é a primeira siderúrgica integrada da Região Nordeste do Brasil. “A CSP é o segundo maior investimento privado em curso no Brasil. Nós deveremos entrar em operação em abril deste ano, gerando 16 mil empregos, sendo 2.800 diretos, 1.200 terceirizados e 12 mil indiretos”, revelou.

Apos as apresentações, a comitiva alemã participou de um tour guiado pelas obras da CSP e no Porto do Pecém. O Consul Honorário da República Federativa da Alemanha, Dieter Gerding, que também participou do encontro, avaliou a iniciativa como bastante positiva para apresentar a ZPE CEARÁ ao mundo empresarial. “Há muitas oportunidades de negócios para o Ceará, por meio deste importante equipamento de atração de investimentos que é a ZPE”, finalizou.

Também participaram do encontro, a cônsul Honorária da Áustria, Elfriede Reinhilde Lima e os representantes da CSP, Clara Rocha, analista de relações institucionais e o gerente geral de metalurgia e qualidade, Henrique Freitas.