Ceará recebe visita de Comitiva da Província de Fujian, na China

31 de março de 2016 - 15:46

O Governador Camilo Santana e o Secretário para Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, recebem na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, no Palácio da Abolição, uma comitiva da Província de Fujian, na China. Entre eles estarão presentes o Vice-Governador da Província de Fujian, senhor Huang Qiyu. A Cônsul-Geral da China em Recife, Sra. Li Feiyue também estará presente.

Essa missão de Fujian visa ratificar o acordo entre os Estados irmãos. Na ocasião será feito uma Proposta de Trabalho e Ação Mista – Fujian – Ceará. Esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar potenciais oportunidades entre os Estados e desenvolver uma proposta de ação, negócios e parcerias a serem realizadas entre eles.

O primeiro compromisso dos chineses será acompanhado pelo Secretário Balhmann,que levará a delegação para conhecer o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ). A intenção é realizar negócios, apresentar o potencial do Estado do Ceará, viabilizar instalação de empresas na ZPE CEARÁ e captar investimentos. O Presidente da ZPE CEARÁ, Mario Lima receberá a comitiva no Pecém.

Para Balhmann é muito importante essa parceria entre a promissora Província Fujian e o Estado do Ceará, que já firmaram 02 Protocolos de Cooperação,nos anos de 1996 e 2001. “O atual Presidente da China Xi Jinping, era o Governador de Fujian a época, o que certamente pode favorecer o Ceará em projetos do seu interesse neste momento”, lembrou o Secretário.

Cooperação

Em novembro de 2015 o Secretário Balhmann e o Presidente da ZPE CEARÁ Mario Lima estiveram em Fujian a convite do governo local, e participaram do Seminário Fujian 2015 representando o Governo do Estado do Ceará, destacando a parceria entre a província Fujian e o estado cearense, que mantém um Protocolo de Amizade desde 2001. O encontro foi um momento de aprofundamento dos conhecimentos recíprocos, e de troca de opiniões sobre a realização das diversas atividades para celebrar os 15 anos da assinatura do Protocolo de Amizade, consolidando ainda mais as relações amistosas entre os dois estados.

Província de Fujian

Fujian é uma província situada na costa sudeste da China, em frente à ilha de Formosa (Taiwan). Faz fronteira com as províncias de Zhejiang, ao norte, Jiangxi, a oeste, e Guangdong (Cantão) ao sudoeste; Fujian (o nome significa “estabelecimento feliz”) é uma das menores províncias do país, com uma superfície de 121,4 mil km2 e uma população de 37,9 milhões de habitantes (estimativa 2014).

A província ocupa uma posição marítima estratégica entre as duas seções do Mar da China. Sua capital e maior cidade é Fuzhou (que significa “cidade feliz”), uma grande metrópole com 7,1 milhões de habitantes.

Desde o final dos anos 1970, a economia de Fujian tem se beneficiado de sua proximidade geográfica e cultural com Taiwan. Sua capital, Fuzhou, é classificada como a quarta maior cidade em renda per capita dentre as 30 capitais provinciais da China.