Fortaleza sedia Feira Internacional do setor de rochas ornamentais

30 de maio de 2016 - 18:49

A capital cearense sediará esta semana a FORTALEZA BRAZIL STONE FAIR, Feira Internacional do Mármore e Granito, com o tema “O novo caminho das rochas ornamentais”. Realizada pelo Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (SIMAGRAN/CE), a Feira acontecerá dos dias 31 de maio a 03 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. A feira, que funcionará a partir das 15 horas desta terça-feira, 31, será aberta oficialmente às 19 horas.

O evento tem como objetivo a exposição internacional de mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A Feira agora se consolida como importante canal de divulgação no Brasil e no exterior e geradora de um grande volume de negócios.

O Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Ceará, Antonio Balhmann, junto com o Presidente do SIMAGRAN-CE, Carlos Rubens, articularam a participação de investidores do setor de rochas ornamentais que já assinaram protocolos de reserva de área para se instalarem na ZPE CEARÁ.

Segundo Balhmann 20 empresas já estão confirmadas para se instalarem na ZPE CEARÁ, gerando um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões. Atualmente esse segmento é forte nas exportações para os Estados Unidos e passarão a operar suas exportações do Ceará. “A maioria das empresas extrai os blocos de granito de pedreiras no Nordeste brasileiro e industrializa no Espírito Santo, com um custo adicional enorme de transporte e logística. Ao se instalarem na ZPE CEARÁ, elas diminuirão esses custos e continuarão exportando para outros países, se tornando mais competitivas no mercado”, explicou o Secretário.

Os empresários investidores que confirmaram instalação na ZPE CEARÁ serão recebidos com um jantar oferecido pelo Governador Camilo Santana, nesta segunda-feira (30), no Palácio da Abolição.