Presidente da Federação Mundial de Zonas Francas profere palestra na ZPE Ceará

8 de novembro de 2016 - 18:28

O presidente da Federação Mundial de Zonas Francas (FEMOZA), Juan Torrents, vai proferir uma palestra nesta quarta-feira, 09, às 14h, na sede da ZPE CEARÁ, em Pecém, sobre o histórico e a importância das zonas francas para o desenvolvimento econômico. Intitulada “Las Zonas Francas y Especiales Zonas Del Mundo”, a palestra abordará também aspectos práticos, dentre eles como proceder para atrair investimentos estrangeiros para as zonas francas.

A palestra será voltada para técnicos e demais profissionais envolvidos com operações em zonas francas. O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga, também participará do encontro. Na ocasião, Torrents entregará uma comenda à ZPE CEARÁ, única free trade zone em funcionamento no Brasil. Recentemente, a ZPE CEARÁ foi premiada em quatro categorias pela publicação FDI do jornal inglês Financial Times.

Segundo Helson Braga, as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) foram criadas legalmente no Brasil pelo presidente José Sarney, no final dos anos 80. “Elas já eram um sucesso em dezenas de outros países, entre eles os Estados Unidos com suas Foreign-Trade Zones e a China com suas Special Economic Zones”, explica.

Helson lembra que atualmente mais de 130 países utilizam diversos tipos de free zones como partes essenciais de suas políticas de desenvolvimento, na medida em que atraem investimentos, geram empregos, aumentam as exportações, promovem o desenvolvimento regional e favorecem a difusão de novas tecnologias e de métodos modernos de gestão.

SERVIÇO:

Palestra: Las zonas francas y especiales zonas del mundo
Local: ZPE CEARÁ- Esplanada do Pecém s/n – Rodovia CE- 155, São Gonçalo do Amarante – Ceará
Horário: 14 h
Palestrante: Juan Torrents,  presidente  da Federação Mundial de Zonas Francas (FEMOZA)