Fortaleza Brazil Stone Fair conta com a participação da ZPE CEARÁ.

31 de maio de 2017 - 21:45

O Sindicato das Indústrias de Mármore e Granito do Estado do Ceará (SIMAGRAN-CE) vai realizar no período de 01 a 03 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, no Pavilhão Oeste, a 3ª edição da Fortaleza Brazil Stone Fair, exposição internacional de rochas ornamentais e equipamentos.

A ZPE CEARÁ participará do evento, que será aberto oficialmente nesta quinta-feira, 01, a partir das 19h, com um stand de 80 m² compartilhado com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE) e a Ceará Portos.

O Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil e deverá consolidar sua posição entre os três maiores polos produtores, principalmente, com a chegada das primeiras empresas de granito na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ).

Cerca de 20 empresas de granito do Estado do Espírito Santo vão instalar plantas industriais na área de expansão da ZPE CEARÁ. A expectativa é que no próximo ano, essas empresas iniciem as obras de instalação de seus parques industriais no Setor II da estatal.

Segundo o Secretário de Assuntos Internacionais do Estado do Ceará, Antonio Balhmann, as empresas de granito que estão vindo para dentro da ZPE CEARÁ representarão uma revolução no setor de rochas ornamentais para o Estado e também para o Brasil.

Balhmann ressalta que as novas empresas de granito terão um impacto muito grande no volume de rochas ornamentais exportadas do Estado do Ceará. “A nossa expectativa em poucos anos é de aumentar em dez vezes o volume exportado de rochas ornamentais, especialmente para o mercado americano”, conclui.

Conforme o presidente da ZPE CEARÁ, Mário Lima Júnior, os projetos de elaboração das obras de infraestrutura do Setor II, onde vão se instalar as empresas de granito, já estão bem adiantados. “Já iniciamos os projetos dos gates, do prédio administrativo-operacional, do pátio de 22.500 m², do armazém e da cerca que será instalada na área. Essas obras estarão concluídas em março do ano que vem”, informa.