Comitiva japonesa conhece oportunidades de investimentos no Ceará.

19 de julho de 2017 - 17:49

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE) e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, recebeu ontem (18), visita da comitiva da Japan External Trade Organization (Jetro) e da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (CCIJB).

A visita ao Ceará foi resultado de uma articulação do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), através do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), para conhecer a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e da ZPE Ceará, com vistas à construção de um possível programa para acesso aos investimentos japoneses.

A visita japonesa foi iniciada pela manhã, às 08h30min, quando o secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, recebeu o vice-presidente da Jetro, Yasushi Ninomiya; o secretário geral da CCIJB, Fujiyoshi Hirata; o pesquisador da CCIJB, Akinori Yoshida e o representante do MDIC, Paulo Fukuya, do Departamento de Comércio Exterior do Ministério.

Na oportunidade, o secretário Cesar Ribeiro apresentou projetos em desenvolvimento no Estado e também as vantagens estratégicas do Ceará, como o CIPP e a ZPE Ceará, a primeira em operação no Brasil. “O Estado do Ceará oferece muitas oportunidades de investimentos e a SDE atua na linha de atrair iniciativas que possam gerar mais desenvolvimento econômico para o Estado, com geração de riquezas para a população cearense”, destaca.

Em seguida a comitiva se deslocou para a sede da ZPE Ceará, em Pecém, onde foi recepcionada pelo Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann; pelo presidente da ZPE, Mário Lima Júnior e pelos diretores executivos da estatal, Ubiratan Teixeira (Administrativo-financeiro), Andréa Freitas (Técnica), Roberto de Castro (Comercial) e Miderval Bezerra (TI/Engenharia).

Na ocasião, a comitiva conheceu os benefícios dados às empresas instaladas na ZPE Ceará, dentre eles o regime de suspensão tributária e a liberdade cambial, bem como os planos de expansão da estatal. A agenda da comitiva japonesa incluiu ainda uma visita guiada às instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP); ao Porto do Pecém e à unidade do Pecém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

 

alt