ZPE CEARÁ participa de encontro das zonas francas latino-americanas

1 de novembro de 2017 - 18:57

ZPE CEARÁ participa de encontro das zonas francas latino-americanas

O presidente da ZPE CEARÁ, Mário Lima Júnior, visitou na última segunda-feira, 30, o Porto de Barcelona e o Consórcio Zona Franca de Barcelona. A agenda faz parte da V Missão Exploratória de Zonas Francas e da XXI Conferência de Zonas Francas das Américas, encontros que estão sendo realizados pela Associação das Zonas Francas das Américas (AZFA) na Espanha e em Marrocos, no período de 29 de outubro a 09 de novembro.

zonas-francas-latino-americanas (2)

A XXI Conferência de Zonas Francas das Américas será aberta nos dias 1,2 e 3 de novembro em Tenerife, Espanha, sendo no dia 1º realizada, no final da tarde, a Assembleia Geral da AZFA e nos dias 02 e 03, a Conferência propriamente dita. Este ano, a Conferência traz como tema principal a “Tricontinentalidade”. Pela primeira vez, as Zonas Francas Latino-Americanas deixam o continente para se encontrarem com as Zonas Francas europeias e africanas.

A Conferência, nos dias 02 e 03, vai girar em torno da inovação, avaliando o papel das Zonas Francas do século XXI no novo contexto global. O encontro será a instância ideal para promover as oportunidades de investimentos oferecidos pela região latino-americana no regime das Zonas Francas às empresas da Europa e da África, tendo em vista que o evento contará com uma conferência de negócios, que reunirá cerca de 300 empresários.

PREMIAÇÃO

Um dos pontos altos do encontro para a ZPE CEARÁ será a premiação que ela receberá da publicação FDI do jornal inglês Financial Times na sexta-feira, 03, às 20 horas, no hotel Mencey, em Tenerife, Espanha, nas categorias: alto reconhecimento- Melhor Zona Franca das Américas e Melhor Zona Franca em Atualização da Infraestrutura. Em 2016, a ZPE CEARÁ também foi premiada em quatro categorias pelo FDI, somando, portanto, seis prêmios internacionais em dois anos.

Segundo Mário Lima, a premiação do Financial Times é o reconhecimento do esforço realizado pelo Governo do Ceará, juntamente com a equipe da estatal, no sentido de dotar a ZPE CEARÁ de uma infraestrutura completa para recepcionar investimentos de todos os portes. “Para atingir tal finalidade, o Governo tem ofertado, além dos benefícios fiscais, administrativos e cambiais, mão de obra qualificada, tecnologia e infraestrutura moderna. Essas iniciativas têm tornado a ZPE CEARÁ uma das mais atrativas zonas econômicas especiais das Américas”,explica.

zonas-francas-latino-americanas (7)