ZPE CEARÁ é premiada pela Revista Financial Times pelo terceiro ano consecutivo

26 de outubro de 2018 - 10:39

 

fdi1

No início de outubro, foi realizada a XXII Conferência das Zonas Francas das Américas, na Guatemala, e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE CEARÁ) foi premiada pela publicação Foreign Direct Investment (FDI), do jornal inglês Financial Times, sendo reconhecida pelo terceiro ano consecutivo como uma das mais importantes Zonas Francas do mundo e como uma grande oportunidade de negócio para investidores internacionais.

Neste ano a ZPE CEARÁ foi vencedora em cinco categorias: Zona Franca da América Latina altamente recomendada para pequenas e médias empresas; Prêmio de Zona Franca especialista em aço; e os prêmios destaque de Melhor Zona Franca em Tecnologia Implantada; Melhor Zona Franca em Crescimento de Exportações e Melhor Zona Franca em Práticas de Sustentabilidade.

Segundo o presidente da ZPE CEARÁ, Mario Lima Júnior a ZPE CEARÁ se transformou no modelo de Zona Franca brasileira, e é um projeto de sucesso que se revelou internacionalmente como um grande atrativo. “As condecorações desse trabalho ao longo desses três anos consecutivos são um grande reconhecimento e têm uma repercussão mundial bastante interessante. A revista FDI monitora mundialmente todos os projetos de Zona Franca nos aspectos econômicos, na repercussão social da geração de oportunidades de empregos e se manifesta como uma imensa crítica em cima dos projetos em andamento. Essas novas premiações 2018 geram uma grande satisfação e mostra que nosso papel na promoção do desenvolvimento dessa ideia da Zona Franca está indo muito bem. Nós vencemos o desafio de produção industrial dentro de recintos alfandegados, o que significa uma vitória junto a burocracia que entrava os processos aduaneiros e fiscais”, pontuou.

Expansão

A ZPE CEARÁ foi inaugurada no dia 30 de agosto de 2013, sendo a primeira do País a entrar em operação e integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, a cerca de 60 km de Fortaleza. Recentemente, a ZPE CEARÁ incorporou uma área no município de Caucaia, de 1.911,04 hectares, o que permitiu a expansão de sua poligonal de 4.271,4 hectares para 6.182,44 hectares.
A nova área da ZPE CEARÁ está dividida por setores, sendo o Setor II Norte destinado para a captação de um projeto de refinaria compacta e moderna, que está em estágio avançado de negociação com a China, e o Setor II Sul para indústrias dos setores têxtil, petroquímico, metalmecânico, agroindústria, granito e alimentos, dentre outros.