Logística é destaque em estande do Complexo do Pecém na Expolog 2019

29 de novembro de 2019 - 14:46 # # # # # #

 

Durante os dois dias da feira internacional, realizada em Fortaleza, milhares de visitantes passaram pelo estande do Complexo Industrial e Portuário do Pecém

 

A 14°edição da Feira Internacional de Logística – Expolog foi encerrada na noite desta quinta-feira (28), em Fortaleza. Aproximadamente quatro mil pessoas passaram pelo pavilhão oeste do Centro de Eventos do Ceará durante os dois dias de feira, inclusive pelo estande do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), montado em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece).

“A logística abre nossos olhos pois essa área está em expansão. Acredito que teremos, em breve, muitas oportunidades de emprego abertas e por isso é importante participarmos de feiras como essa, para ver o que o mercado está esperando de nós, alunos, e talvez futuros colaboradores de empresas como o CIPP. Quem sabe, daqui podem sair futuras contratações”, disse Carlos Magno, estudante de administração da Universidade de Fortaleza.

A Expolog foi oficialmente aberta na manhã da última quarta-feira (27) com o XIV Seminário Internacional de Logística, que contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais do setor logístico. A palestra magna do evento foi proferida pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior.

No auditório principal da Expolog, o diretor-executivo de Engenharia do Complexo do Pecém, Fábio Abreu, debateu num talk show sobre o tema Mercados Internacionais: Os Corredores Logísticos do Nordeste.

“Foi uma grande oportunidade de divulgarmos o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Porto do Pecém, um dos principais pontos do corredor da navegação de cargas no Brasil. Temos aqui as melhores condições para fortalecer toda essa cadeia logística, não só pensando no desenvolvimento econômico do Ceará, como também das regiões norte e nordeste do país”

No segundo e último dia da Expolog, Duna Uribe, diretora-executiva Comercial do Complexo do Pecém, palestrou sobre os planos de investimentos para o desenvolvimento do nordeste, juntamente com representantes de outros portos da região.

“Temos um plano de negócios ousado para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Algumas das empresas instaladas no Complexo estão ampliando suas fábricas. E novos investidores estão passando a investir numa região do Estado que se desenvolve a passos largos. Nossa expectativa é fechar o ano de 2019 com um crescimento de até 8% em comparação com o ano passado. Estamos crescendo”, diz Duna Uribe

Além da área industrial e do porto, o Complexo do Pecém abriga a única zona de processamento de exportação em funcionamento hoje no Brasil. De acordo com o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima, a participação na feira é essencial para a promoção da free zone cearense. “Nós precisamos estar atualizados com as novidades e as mudanças que acontecem no setor logístico. Assim vamos estar melhor preparados para atrair mais investimento e desenvolvimento para o Estado”, diz Mário Lima, que participou de debate sobre o futuro da cabotagem após a nova regulamentação proposta pelo Governo Federal.

A Expolog é considerada hoje o segundo maior evento do Brasil e o primeiro do Norte-Nordeste sobre logística, tema que tem cada ganhado cada vez mais importância no país. Na 14°edição da Feira Internacional de Logística estiveram presentes representantes de todos os estados da federação, assim como de várias entidades nacionais e internacionais.

“Acreditamos que o Ceará é o local ideal para a realização desse evento pela sua localização privilegiada e, cada vez mais, queremos mostrar para o Brasil e para o mundo as possibilidades que o Estado tem a oferecer para o Brasil e o mundo dentro da logística. A nossa rodada de negócios foi um sucesso. Tivemos aproximadamente 200 agendamentos, por isso acreditamos que o resultado geral da feira foi bastante positivo. Esperamos oferecer na próxima edição um evento ainda mais estruturado para os nossos participantes”, disse Enid Câmara, organizadora da Expolog 2019.