Marcelo Botelho assumirá presidência da siderúrgica do Pecém

20 de agosto de 2020 - 21:00 # # # # # #

 

Novo presidente traz vasta experiência em governança corporativa, finanças, controle fiscal, planejamento tributário, tecnologia da informação, negociação, liderança e formação de equipe

O executivo Marcelo Botelho Rodrigues assumirá a presidência da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que é responsável por mais de 60% das exportações do Porto do Pecém, no Estado do Ceará. O atual presidente, Cláudio Bastos, à frente do cargo há dois anos e seis meses, regressará à Vale.

Marcelo Botelho é bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Engenharia de Produção (Finanças) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e com MBA na COOPEAD – Graduate School of Business da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter cursado aperfeiçoamento no MIT, EUA e IMD, Suíça. Tem diferenciada experiência em siderurgia e especializou-se em gestão de empresas, controladoria, governança corporativa, finanças, controle fiscal, planejamento tributário, tecnologia da informação, negociação, liderança e formação de equipes.

Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, sempre atuando em empresas líderes em seus mercados, nas áreas de finanças & controladoria da Vale, da Embraer, da CPFL, da Latasa e em consultorias empresariais. Nos últimos quatro anos, Marcelo Botelho atuou como presidente & CEO da California Steel Industries (CSI), nos Estados Unidos.

“Apesar de jovem, a trajetória da CSP tem se mostrado um caso real de sucesso. Começando pela sua composição acionária: a Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, junto com duas gigantes sul-coreanas na siderurgia, Dongkuk e Posco, até a sua relevante posição na venda de placas de aço. Após um rápido processo de implantação, um exitoso início de operação e a permanente busca por soluções no mercado mundial, temos a convicção de um futuro promissor para a CSP, onde geraremos fluxo de caixa para quitar nossas obrigações e para remunerar nossos acionistas. Agradeço à toda equipe CSP e aos presidentes que me antecederam pelos excelentes resultados alcançados, o que também não seria possível sem a sinergia entre a CSP e poder público, as entidades privadas e a sociedade civil, representada pelas comunidades, federações, academias, sindicatos, ONGs, entre outras. A segurança das pessoas continuará a ser prioridade #1 na CSP. Princípios que nortearão todos os atos da minha gestão serão a ética, a transparência, a objetividade, a governança, o alinhamento de visão e o trabalho em equipe. Preservação do meio ambiente e atenção às comunidades são pilares do modelo empresarial da CSP”, destaca Marcelo.

Legado de segurança e cultura corporativa

Desde fevereiro de 2018 como presidente da CSP, Cláudio Bastos contribuiu para estruturar as operações financeiras da empresa, tendo realizado a renegociação da dívida de implantação da empresa. Também contribuiu para desenvolver a cultura corporativa interna, valorizando os empregados e suas realizações. Além disso, implantou o Planejamento Estratégico da empresa e consolidou a segurança como o principal valor da CSP, deixando a empresa entre os melhores índices de segurança do mercado siderúrgico.

Entre outras ações que liderou, está a ampla e humana gestão de crise neste momento difícil de pandemia de Covid-19, tendo implantando mais de 40 ações internas e externas para que o cuidado com a vida das pessoas estivesse em primeiro lugar. O resultado disso é que a CSP manteve o seu nível de produção e exportação com o menor impacto possível nos resultados da empresa.

“Sou muito grato pela oportunidade de conduzir este que é o mais importante empreendimento do Ceará, contando com a inteligência, resiliência e sagacidade do cearense e de pessoas dos vários lugares do Brasil e do mundo, com várias experiências e conhecimentos diferentes. Estou satisfeito com o que conquistamos juntos até agora. Desejo, sinceramente, sucesso ao Marcelo Botelho. Estou feliz com o convite da Vale para um novo e também importante desafio na minha vida”, pontua Cláudio.

Fonte: Ascom CSP